Cinco maneiras de trabalhar a captação de clientes

Cinco maneiras de trabalhar a captação de clientes



O sucesso de um corretor depende diretamente da sua carteira de clientes, e isso não diz respeito apenas à quantidade de pessoas incluídas na lista. É necessário que essa clientela tenha de fato potencial de compra e de alguma forma possua interesse na área imobiliária.


Captar clientes é uma arte, tanto quanto captar imóveis. Essa ação envolve sensibilidade, perspicácia, estratégia, organização e capacidade de persuasão. A boa notícia é que elegemos a seguir algumas formas de atrair e reter clientes de forma descomplicada e eficaz. Ficou curioso? Leia abaixo.


Invista no marketing pessoal


A melhor propaganda do seu negócio é você mesmo, por isso preocupe-se com a sua aparência, postura e comunicação. Procure andar alinhado, demonstrar asseio e preocupação com a sua imagem, vestindo sempre roupas adequadas, limpas e bem passadas. Mantenha o cabelo cortado, as unhas bem cuidadas e os sapatos engraxados. Essas atitudes são imprescindíveis para todo e qualquer profissional da área de vendas, afinal, elas transmitem a mensagem de que você é um corretor atento aos detalhes e disposto a oferecer o melhor para o cliente em todos os sentidos.


As pessoas precisam saber o que você faz


Sim! Para ampliar a sua carteira de clientes é indispensável contar para as pessoas sobre a sua profissão. Isso não significa que você deve ser pedante e sair distribuindo cartões de visita em todas as festas para as quais é convidado. Esse tipo de postura é chata e inconveniente! A melhor forma de dizer que você trabalha como corretor é inserir o assunto de forma natural nas conversas com colegas, amigos e vizinhos. Crie a oportunidade certa para deixar os seus contatos, seja o telefone, e-mail, perfil nas redes sociais ou página na internet.


Forme parcerias e alianças estratégicas


O que isso tem a ver com captação de clientes? Na verdade, tem tudo! É preciso criar uma rede de relacionamentos ampla e ter contatos sólidos na área, pois isso gera boas oportunidades de negócio. Ter parceiros profissionais pode elevar os ganhos comissionados, aumentar o número de indicações e até mesmo melhorar a produtividade dos corretores, como ocorre no caso das vendas compartilhadas.


Assine os e-mails de maneira profissional


Se você é corretor, não perca a oportunidade de assinar os seus e-mails de forma profissional. O ideal é que seja criado um endereço específico para os negócios, mas até mesmo no seu e-mail pessoal, você pode usar uma assinatura automática, como por exemplo:


Fulano de Tal


Corretor de Imóveis


Cidade/Estado


Tel: (xx) 00000-0000


Vale salientar que esta medida simples pode te ajudar a angariar muitos clientes. Pense nisso!


Use a internet a seu favor


A internet é uma ferramenta e tanto na hora de captar clientes, afinal, em algum momento da vida as pessoas já usaram – e ainda usam – esse recurso para encontrar produtos e serviços. Os corretores de imóveis devem estar inseridos nesse contexto, e se eles oferecerem na internet o que o público-alvo está buscando, provavelmente os leads se tornarão clientes.


É por essas e outras que os profissionais da área imobiliária devem ter sites, blogs, perfis nas redes sociais, páginas profissionais e integrar listas específicas no mercado imobiliário. Através disso, novas parcerias serão formadas, imóveis podem ser divulgados, rede de contatos é ampliada, seus serviços se tornarão conhecidos e ótimos negócios serão fechados.