Empreendedorismo / 5 hábitos de um empreendedor altamente produtivo

Quando pensamos em um empreendedor, é comum vir à mente a imagem de uma
pessoa que não tem uma rotina definida, que cria os seus horários e não
responde a ninguém. Para ser um empreendedor de sucesso, porém, é necessário
ter disciplina e criar alguns hábitos saudáveis.





Júlio Vasconcelos passou uma temporada de mais de 10 anos nos Estados Unidos e,
quando retornou ao Brasil, não quis saber de desorganização. Em 2009, ele
fundou o site de compras coletivas Peixe Urbano e adquiriu alguns hábitos para
ter uma rotina eficiente à frente do seu negócio, que hoje registra mais de 20
milhões de usuários cadastrados. Confira abaixo alguns deles:



1 - Planeje

Comece o dia listando as suas tarefas. Se possível, faça um visto conforme elas
forem executadas. Isso facilita lembrar e acompanhar tudo que precisa ser feito
nas próximas horas. 

2 - Tenha foco 

Quando iniciar alguma tarefa se concentre somente nela até finalizar. Antes de
começar, ordene essas atividades por ordem de importância. “Para ser mais
produtivo, é preciso definir claramente as suas prioridades’’, diz Vasconcelos. 

3 - Delegue tarefas 

Um bom empreendedor não tenta centralizar todas as atividades nele mesmo. É
fundamental que sejam definidos papéis dentro da empresa e que obrigações sejam
delegadas para colaboradores competentes e com potencial para crescimento. “É
importante saber identificar e desenvolver outros líderes com quem você possa
compartilhar responsabilidades’’, afirma Vasconcelos. 

4 - Controle os horários 

Estabeleça uma rotina de trabalho. Ter seu próprio negócio pode dar mais
flexibilidade. Não confunda, porém, esse benefício com falta de compromisso e
irresponsabilidade. “Esta flexibilidade vem acompanhada de uma carga de
trabalho ainda maior’’, diz”. 

5 - Faça reuniões periódicas com a equipe 

Conversas com seu time têm que ter um espaço na sua agenda e devem ser
realizadas com periodicidade, para que se tornem um hábito. “Aprendi que, com o
tempo, a empresa ganha vida própria e é formada por um conjunto de decisões e
iniciativas tomadas por toda a equipe”, afirma Vasconcelos. “Por isto, é
importante construir um time que te complemente e no qual você confie.” 



Fonte; Estadão PME